Musicoterapia
Utilização da música como reabilitação física, emocional, mental, social e cognitiva.
Os benefícios da Musicoterapia são muito abrangentes.
Os métodos utilizados trazem a visão da música como uma nova forma de comunicação, relacionamento, aprendizagem, expressão e organização, melhoria no quadro de capacidades motoras, comportamentais, emocionais, afetivas, mentais, sensoriais, cognitivas, criadoras e culturais.
Longe de objetivar o ensino de música, a sessão de Musicoterapia representa o trabalho do musicoterapeuta com as expressões sonoro-musicais, utilizando desde expressões corporais até toda produção e recepção de sons, que para o paciente seja música ou se transforme nela.
A musicoterapia pode ser indicada para qualquer pessoa e em qualquer idade. Não exige que o paciente esteja familiarizado com instrumentos musicais, nem saiba tocá-los. Em um tratamento musicoterapêutico, os instrumentos não são manejados de modo convencional, mas sim como forma de expressão e comunicação.
O musicoterapeuta, por outro lado, devido às habilidades necessárias à condução do processo terapêutico, precisa ter graduação ou especialização em Musicoterapia, conhecimentos sólidos de música, canto, expressão corporal e proficiência em instrumentos harmônicos (piano ou violão) e de percussão.









