Psicanálise
A Psicanálise é uma abordagem terapêutica que promove o autoconhecimento por meio da escuta, da fala e da reflexão.
Com base em uma escuta acolhedora e sem julgamentos, o processo psicanalítico permite ao paciente acessar conteúdos inconscientes que impactam seus comportamentos, emoções, relações e decisões.
Por meio de sessões regulares, conduzidas por profissionais especializados, é possível identificar conflitos internos, ressignificar vivências e construir caminhos mais saudáveis de desenvolvimento emocional.
Acreditamos que o cuidado com a saúde mental começa com o direito de ser escutado e a Psicanálise oferece exatamente isso: um espaço de escuta, elaboração e transformação.
Sabe-se que, como seres humanos, somos únicos em nossa complexidade…
seres singulares que vivem experiências que vão imprimindo a formação da personalidade e nos distinguindo em nosso modo de ser, estar e agir.
O setting terapêutico, enquanto espaço potencial facilitador para o processo de desenvolvimento e maturacional, possibilita um encontro onde o analista se coloca à disposição de seu paciente para revisitar as experiências não simbolizadas.
Ao paciente que vive a experiência de um falso-self e de não conexão consigo mesmo, com suas aspirações e sentido de vida, é permitido experienciar, na relação de transferência com seu analista, um encontro seguro e de confiança com suas habilidades criativas instintuais facilitando o despertar do verdadeiro- self.
Um ambiente invasivo e ameaçador à existência pode comprometer o processo de integração do ser que busca um estado de equilíbrio.
É nessa hora que o analista oferece ao analisando a possibilidade de revisitar seus traumas, trabalhar suas defesas patológicas e se reposicionar no processo de amadurecimento, tendo a instintividade criativa como elemento de âncora.









